Ar condicionado portatil vale a pena?

Hoje em dia, com o clima totalmente des-regulado, e as imprevisíveis mudanças de temperaturas repentinas, quem não quer sofrer um calor infernal, ou um frio de congelar os dentes as vezes, é sem dúvida essencial possuir um ar condicionado em casa, ao menos no quarto, que é onde a pessoa passa a noite toda, ou no escritório.

É comum nos comércios de cidades pequenas, lojas igualmente pequenas, não possuírem ar condicionado, e o calor então é terrível em tempos de verão, o ar abafado. Deve ser péssimo trabalhar em um local como este o dia todo, torrando.

A verdade é que o povo Brasileiro, ainda não possui multa cultura para ar condicionado... Tem gente que diz que sente mal com ar condicionado ligado. Acho que isso é apenas coisa da cabeça. Psicológico.

Ar condicionado é uma maravilha. Nos carros, é um conforto inigualável, para se viajar no calor. Até um fusquinha seria confortável com um ar condicionado.

Atualmente, o modelo de ar condicionado mais popular, e mais prático é o Split, que não requer que se quebre a parede para instalação, como os primeiros modelos, que era preciso fazer um rombo no local da instalação. O Ar condicionado split, requer apenas um furo para a tubulação, e é fixado na parede através de parafusos. Possui duas partes, uma interna, e outra externa.

Há também o sistema de Ar condicionado central, onde utiliza-se apenas uma unidade condensadora, e pode-se ter diversos splits em diversos ambientes, e até mesmo controles remotos individuais, sem dúvida o sistema mais indicado para uma residência por exemplo, onde se deseja colocar ar condicionado em diversos os cômodos. Esta opção também é indicada para empresas em ambientes maiores, como igrejas, salões, etc.

Ar condicionado portatil

Há também algo novo no mercado, os Ar condicionados portáteis, que digo por experiência própria. De portáteis não possuem nada, só no nome mesmo. Seria o mesmo que dizer que sua máquina de lavar roupas de 10 litros é portátil, ou que seu fogão de 6 bocas é portátil.

Talvez no futuro mude um pouco, mas atualmente, são enormes e pesados. Possuo um modelo qualquer, que não citarei o nome, para evitar encrencas. Pesa mais de 30 quilos, e tem quase um metro de altura. Sorte que possui rodinhas.

E de quebra vem uma espécie de mangueira que deve possuir uns 150 milimetros pelo menos, isso mesmo, mais grossa que aqueles canos de descarga de 100 mm, e é daquelas que encolhem ainda, que você tem que puxar e ela vai esticando. Provavelmente este tipo de mangueira não possui uma vida muito longa, pois as juntas devem quebrar logo… ainda mais se ficar colocando e tirando da janela.

Outra coisa que geralmente não se menciona nos locais onde você acha para comprar tais belezinhas, é que você precisará ou furar a parede, ou colocar um baldinho do lado do ar condicionado, para colocar a água que vai saindo.

O balde se enche em poucas horas, então, nada de dormir com ele ligado, ou hora que acordar o cômodo poderá estar “inundado”… O único lado bom disso, é que se acabar a água do seu bairro, é só deixar o ar ligado. Pelo menos água para descargas não vai faltar…

Se você furar a parede para passar o caninho de escape de água, então deixa de ser portátil, não?

Outro ponto terrívelmente negativo dos ar condicionados portáteis, é o barulho. Se você o colocar no seu quarto por exemplo, e tentar assistir um filme, terá de colocar o volume bem alto, para que possa entender. O som não chega a ser cansativo ou irritante, porém, se você deseja ouvir outra coisa, assistir televisão, filme, etc, realmente atrapalha bastante.

Tirando todos estes pontos negativos, ele gela bem… Sobre os gastos ainda não pude ver pois a conta de luz não chegou…

Conclusão sobre ar condicionado portátil!

Minha conclusão é que, ar condicionado portátil realmente não vale a pena, e sem dúvida um split é 100% melhor. Pouco barulho, não precisa baldinho, e uma vez instalado, não precisa mexer mais, a menos que um dia dê problemas…

Lembre-se também, que é muito raro encontrar um ar condicionado acima de 10.000 btus, em 110v. Eu não encontrei, e talvez no Brasil não exista. Porém os portáteis, encontra-se em 110v. Esse talvez seja uma das únicas vantagens dos portáteis.

Dependendo da rede de sua casa, para mudar para 220v pode ficar muito caro e trabalhoso, sendo necessário mudar até mesmo o poste. Neste caso, recomenda-se consultar um eletricista, ou alguém que entenda de elétrica, eletrônica, para consultar a viabilidade de utilizar um transformador de 110v para 220v, para poder então utilizar um ar condicionado split de 220v…

Minha recomendação é. Não compre ar condicionado portátil. Eu me arrependi, e você deverá se arrepender também.

Leia também:

Comprar ford fusion usado
  • Quando começa o bbb 2011
  • Tecnomania gps
  • churrasqueira de alvenaria
  • PC Ativo Teste de Velocidade

    Deixar um Comentário

    Enviar Comentário

    © 2011 Assuntos Gerais. Todos os direitos reservados.