Menstruação atrasada

Em algumas vezes, as mulheres apresentam problemas nos ciclos menstruais. A menstruação atrasada, quando não é causada pela gravidez, pode ser sinal de de um problema sério. Existem diversos problemas de saúde que podem afetar a menstruação.

A amenorréia acontece quando a mulher ainda não teve a sua primeira menstruação depois dos 16 anos de idade, e quando a menstruação está atrasada por no mínimo três meses e não existe a possibilidade de uma gravidez.
O que pode causar a amenorréia é a prática de exercício físico em excesso, distúrbios alimentares, estresse físico ou psicológico, problemas hormonais e tumores. Mulheres com a síndrome do ovário policístico também podem ter a amenorréia.

Se a mulher tiver a sua menstruação atrasada por pelo menos três meses é preciso procurar um médico para diagnosticar o problema. Em algumas vezes, os anticoncepcionais e os medicamentos podem auxiliar a resolver a amenorréia.

A oligomenorréia é o que designa os ciclos mentruais irregulares, e é o sintoma de alguma condição.

Insuficiência ovariana prematura é a interrupção do funcionamento normal dos ovários em mulheres com menos de 40 anos de idade, que causa a menstruação irregular ou a ausência dela. Não há tratamento, no entanto, uma terapia de estrogênio pode ajudar a mulher a regularizar o seu ciclo menstrual.

A fibrose uterina é um tipo de tumor não cancerígeno que pode aparecer em mulheres em idade fértil. A maior parte das mulheres com essa doença não têm problemas com a fertilidade e podem engravidar, mas, algumas delas não conseguem engravidar. Medicamentos podem resolver o problema e se necessário, há vários tipos de cirurgia para a remoção da fibrose uterina.

A endometriose acontece quando os tecidos crescem na parte interna do útero e passam a crescer externamente a ele. Pode causar dor antes e durante os primeiros dias da menstruação. Cerca de 30 a 50% das mulheres com endometriose são inférteis. Analgésicos, cirurgia e terapia hormonal podem resolver o problema.

A dismenorréia é a menstruação dolorosa, que inclui cólicas menstruais severas. O médico poderá receitar pílula anticoncepcional como alternativa para a dor.

Se você está com a menstruação atrasada há um tempo considerável, procure o seu ginecologista imediatamente.

Leia também:

Quanto tempo demora para aparecer os primeiros sintomas da gravidez?
  • Menstruação borra de café
  • Quanto tempo a menstruação pode atrasar?
  • Como faço teste de gravidez caseiro ?
  • Quanto tempo dura o período fértil
    Tags: , , ,

    Deixar um Comentário

    Enviar Comentário

    © 2011 Assuntos Gerais. Todos os direitos reservados.