Quanto tempo dura a ovulação?

O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e na sua primeira fase acontece uma produção de estrogênio pelo ovário e depois da ovulação, tem início a fase de produção de progesterona. Esta fase do ciclo é fixa e a ovulação ocorre em um período de cerca de 14 dias antes do começo da próxima menstruação

O tempo que o óvulo sobrevive dentro das trompas, depois da ovulação, é de aproximadamente entre 12 e 24 horas e os espermatozóides tem uma sobrevida maior, que varia de 24 até 96 horas.

Existem alguns sinais que indicam a ocorrência de ovulação, como a dor pélvica que pode acontecer em algumas mulheres, que é ocasionada pela distensão excessiva do folículo que envolve o óvulo, quando é eliminada.

Outro indicativo é a mudança da temperatura do corpo da mulher, que acontece devido a progesterona, que eleva a temperatura em cerca de 0,2 a 0,6°C.

E também há a mudança do aspecto da secreção vaginal. Isso acontece porque depois da ovulação, a progesterona faz com que o muco seja fabricado em menor quantidade, por isso a sua aparência viscosa e espessa.

Leia também:

Quanto tempo dura o período fértil?
  • Quanto tempo dura o período fértil
  • Quanto tempo a menstruação pode atrasar?
  • Quanto tempo demora para engravidar?
  • Posso engravidar fora do período fértil?
    Tags: ,

    Deixar um Comentário

    Enviar Comentário

    © 2011 Assuntos Gerais. Todos os direitos reservados.